segunda-feira, 28 de outubro de 2013

GAPN comemora quatro anos de atividades com roda de conversa e exposição

Grupo de Apoio ao Parto Natural preenche lacuna de informação às gestantes que desejam um parto mais próximo do natural


No próximo dia 19 de outubro o Grupo de Apoio ao Parto Natural (GAPN) completa quatro anos de existência em São Carlos. Para não deixar a data passar em branco, foi programada uma série de atividades comemorativas na cidade que celebram o objetivo principal do grupo: a busca por um parto natural, que preserve a mãe e o bebê e permita que a mulher seja protagonista da própria história.


As comemorações começam com o evento Café da Manhê e do Paiê!, uma roda de conversa sobre gestação, maternidade e paternidade que contará com a mediação de Tatiana Nagliati (GAPN, psicóloga com experiência em atendimento de famílias, crianças e adolescentes, doula e educadora perinatal). A atividade contará ainda com uma oficina de produção artística para crianças coordenada por Livia Martucci (artista visual e produtora cultural, membro do GAPN) e será encerrada com contação de histórias com o grupo "Os pés" de Sônia Pinheiro, Maíra Ferrari Miller e Raydson Alexandre. O Café da Manhê e do Paiê! será realizado na Teia - casa de criação, no sábado (19) a partir das 9 horas da manhã. Endereço: Rua Rui Barbosa, nº 1950, Centro de São Carlos. Telefone: (16) 3413-7110. Inscrições pelo email maternassaocarlos@gmail.com.


Na segunda, 21 de outubro, será aberta a exposição Femina, de Marina Maldonado, com curadoria de Livia Martucci, que ficará aberta ao público de 21 de outubro a 1º de novembro no SENAC São Carlos. A mostra retrata mulheres gestantes, em trabalho de parto e nos primeiros momentos de vivência da maternidade com seu bebê, revelando momentos de felicidade, união e amor. A exposição tem visitação gratuita e estará aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8 às 15h. O SENAC fica na Rua Episcopal, nº 700. Telefone: (16) 2107-1055.

O aniversário de quatro anos do GAPN contará ainda com uma roda de conversa na qual o público alvo serão os alunos do curso técnico de enfermagem, mas também aberta ao público em geral. “O poder do feminino: a arte, a doula e o relato de parto”, contará com a presença de Marina Maldonado (fotógrafa), Livia Martucci (Doula) e Bia Andrade (mãe), e será realizada no dia 28 de outubro, das 14h às 17h30, no SENAC São Carlos, na Rua Episcopal, nº 700. Telefone: (16) 2107-1055. Inscrições pelo email maternassaocarlos@gmail.com.

Todas as atividades contam com a parceria da Prefeitura Municipal de São Carlos, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e Obras Sociais Francisco Thiesen, por meio do Programa Primeiríssima Infância.

O GAPN
O grupo iniciou suas atividades em 2009, com o objetivo de levar informação de qualidade (ou seja, baseadas em evidências científicas, seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde, do Ministério da Saúde do Brasil e da Agência Nacional de Saúde) para as gestantes da região sobre o parto natural. Para isso, promove reuniões quinzenais e gratuitas com gestantes interessadas e saber mais sobre este tipo de parto.
Nestes quatro anos de história, o GAPN contribui – e continua contribuindo – para que muitas mulheres realizem o sonho de ter um parto mais próximo do natural, que preserve a mulher e o bebê. Idealizado por um grupo de mulheres, o GAPN se reúne sempre às terças-feiras, das 19h30 às 21h30, na Rua Nove de Julho, 1615, Centro. Não é necessário fazer inscrição prévia. Informações pelo email maternassaocarlos@gmail.com.


0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

© Maternas São Carlos, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena